O que é Própolis

30-04-2010 10:41

 

 
O própolis é uma resina protectora dos gomos ou rebentos de certas árvores tais como os choupos, castanheiros da Índia, freixos, salgueiros e carvalhos. Esta substância é recolhida pelas abelhas que a transportam até à colmeia onde tem diversas utilizações. É utilizada como cimento para colar os diferentes elementos da colmeia, tapar as fissuras da madeira e reduzir a altura da entrada para assim controlar melhor a passagem dos intrusos.
O própolis é sobretudo utilizado pelas abelhas como utensílio de luta biológica. Recobrindo o interior do seu habitat com uma fina película desta resina, as abelhas ficam protegidas de múltiplas agressões.
Uma prova disto é que elas utilizam igualmente o própolis para mumificar os seus predadores, verdadeiros ninhos de bactérias e germes de todo o tipo !… O própolis tem a cor dos vegetais de onde é extraído e varia do castanhoescuro às nuances de amarelo, verde e vermelho. A coloração é devida à presença de um pigmento: a chrysina.
Na colmeia, as abelhas misturam o própolis recolhido com a cera e uma enzima segregada pelo seu sistema glandular, numa proporção que pode atingir os 35%.